segunda-feira, 22 de julho de 2019

Imagens de Um In (Consciente) Místico: Andrei Tarkovski e Terrence Malick

1- Imagens de Um In (Consciente) Místico: Andrei Tarkovski e Terrence Malick 

Revi recentemente em DVD “Andrei Roublev” (1966), “Solaris” (1971) e “Stalker” (1979), todos de Andrei Tarvovski, ainda realizados na Rússia, antes de se exilar na Europa, onde realizou as ficções “Nostalgia” (1983) na Itália e “O Sacrifício” (1986) na Suécia. 
  
Vide comentários meus após Sinopse, Trailer e Créditos dos três  filmes, itens importantes para navegação dos leitores em minha postagem. 

Mais ao final do post, capitulo 2, tem-se links para quem quiser ver os filmes no Youtube, em HD, legendados em português, bem como matérias@afins publicadas que considerei pertinentes.

Neste capítulo 2 temos como que um Dossiê Tarkovski e Terrence Malick, que cada leitor pode aproveitar de acordo com seu  interesse e tempo. 


No capítulo 3 tem-se filmes adicionais que, ao seu modo, tratam de transcendência pela religiosidade, que podem ser vistos integralmente no Youtube.

Existe muitos spoilers comentados no que escrevi (nos dossiês idem), para que a postagem ganhe o sentido que quero dar. 

Mas acredito que dado a enorme força da experiência estética, emocional, existencial e metafísica que é assistir um filme de Andrei Tarkovski e Terrence Malick, spoilers mesmo fortes, não atrapalhem o grande prazer da fruição de suas obras, principalmente porque suas imagens criadas são, a rigor, indescritíveis. Só as vendo e sentindo, se maravilhando. 

Stanley Kubrick tinha uma ideia bastante radical, mas discutível sobre o que era Cinema, que cumpria perfeitamente suas inúmeras obras primas.

Para ele um verdadeiro filme jamais poderia ser transformado em espetáculo teatral. 

Mas podemos citar várias obras que viajam magnificamente bem nestas duas linguagens, como “Doze Homens e Uma Sentença” (1957) e “Longa Jornada Noite Adentro” (1962) de  Sidney Lument, ”, “Cabaré” (1972) de Bob Fosse, “Sonata de Outono”(1978) e “Cenas de Um Casamento” (1973) de Ingmar Bergman”, “Os Rapazes da Banda” (1970) de William Friedkin, “Miss Julie”( 2014) de Liv Ullman, dentre tantas outras obras. 

O fato é que nestas transposições de linguagens, sendo bem concebidas, haverá ganhos e perdas. 

Já os filmes de Tarkovski e Malick satisfazem à perfeição as ideias de Kubrick, pois eles criam imagens muito pessoais e especiais.

Em espetáculos teatrais teríamos apenas os esqueletos precários dos seus filmes.

Isto não quer dizer que com obras de outros grandes cineastas, isto também não aconteça, mas com estes dois, uma transposição ao teatro é algo ainda mais inviável.  
  
1- “Andrei Roublev” 








Sinopse 
A vida de Andrei Rublev, o grande pintor de ícones da Rússia do século XV, um período de intensa turbulência e também de diversas dificuldades pelas quais passavam o povo russo. Na época o país sofria com a pobreza, a rigidez da igreja ortodoxa e também as invasões tártaras. Nesse cenário caótico, estão inseridos os diversos episódios da vida de Andrei, que mais tarde abandonaria seu trabalho como pintor, para se dedicar a Deus.
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-88396/

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-88396/creditos/ - Créditos 

https://www.youtube.com/watch?v=8N5oiRPxUJ0
Andrei Rublev – Trailer




















2- “Solaris”






Sinopse 
O famoso psiquiatra Kris Kelvin (Donatas Banionis) vai à estação espacial Solaris com uma importante missão científica: decidir se  o trabalho realizado de investigação sobre um misterioso planeta deve continuar. Ao chegar à estação, Kelvin já é surpreendido pelo suicídio de um dos integrantes da tripulação, sendo que outros dois, Snaut (Jüri Järvet) e Sartorius (Anatoli Solonitsyn), estão à beira da loucura. Com o tempo o próprio Kelvin passa a se sentir estranho, tendo transes oníricos, onde vê sua ex-esposa Hari (Natalya Bondarchuk), falecida há anos.
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1414/

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1414/creditos/ - Créditos 

https://www.youtube.com/watch?v=_8nBWb50g1A
Solaris- Trailer



















3- “Stalker” 








Sinopse 

Em um país não nomeado, a suposta queda de um meteorito criou uma área com propriedades estranhas, onde as leis da física e da geografia não se aplicam, chamada de Zona. Dentro da Zona, segundo reza uma lenda local, existe um quarto onde todos os desejos são realizados. Com medo de uma invasão da população em busca do tal quarto, autoridades vigiam o local e proíbem a entrada de pessoas. Apenas alguns têm a habilidade de entrar e conseguir sobreviver lá dentro, são os "Stalkers". Um escritor e um cientista querem entrar e contratam um stalker para guiá-los lá dentro. No caminho até o quarto, vão passar por rotas misteriosas e muitas vezes, mutáveis. 
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-702/

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-702/creditos/- Créditos

https://www.youtube.com/watch?v=xB7jVTut3-g
Stalker- Trailer 





















Ingmar Bergman declarou que Andrei Tarkovski era o maior de todos os cineastas. 

Diz que passou a vida tentando criar imagens como o grande mestre russo idealizou. Mas só conseguiu poucas vezes. Assim, neste sentido, fracassou em sua arte.  

Mas não poderia ter sido diferente. Mais do que concepção do que seria o Cinema (para Bergman, “a arte de esculpir o tempo” segundo Tarkovski, não o levou a ter tantos longuíssimos planos sequências em sua cinematografia, como comparece nas obras do cineasta russo), o que mais os diferencia é a visão de mundo. 

Tarkovski era um grande místico. E Bergman estava longe de ser, tendo em muitas obras tematizado o silêncio de Deus, fazendo um grande ajuste de contas contra o pai pastor luterano, que tinha sido bastante tirano, ao ponto de que quando estava muito doente, a mãe insistiu para que ele fosse ver o pai, mas Bergman se recusou definitivamente. 

Anos depois, na arte, ele se reconcilia, num certo nível subterrâneo, com o pai. 

O protagonista de “Da Vida das Marionetes” (1980) Peter, que matou uma prostituta, num ato psicanalítico de substituição, em vez da mulher ( desejo que aparecia muito em seus sonhos/pesadelos ), também teve forte estremecimento com o pai, a ponto de não querer atender o forte pedido da mãe para ir vê-lo doente. Mas com certo tempo, acaba reconsiderando. O que Bergman não fez em sua vida. 

Em “Solaris” de Andrei Tarkovski, o ponto culminante e mais comovente da obra é o reencontro de Kevin com o pai, ajoelhando-se diante dele, num plano-sequência magnífico, onde chove dentro da casa no campo, mas fora não. 

Isto faz todo sentido porque este pai ao qual o psicólogo e   astronauta Kevin , antes bastante cético, se volta, pode ser uma metáfora de Deus. E explica-se o que seja mesmo o planeta Solaris: a consciência humana, o mundo interior e não o exterior.

Ao fim temos o Planeta Solaris com suas águas revoltas, suas bolhas, que interferiram no íntimo de todos os que quiseram com ele estabelecer contato. 

O filme nos passa uma noção clara de que “não precisamos de outros mundos, precisamos de espelhos”, como vem do livro homônimo de origem do escritor polonês Stanisław Lem. 
Não há sentido no progresso, se para tal precisamos esconder as misérias do passado.  

Já em “Stalker”, depois de toda as experiências/trajetórias mutáveis na Zona proibida, pela qual passam o Cientista/Professor, o Escritor e o Stalker ( que lhes ensina os caminhos para algo que eles nem sabem bem o porquê querem conhecer, podendo-se dizer que o escritor queria resolver crise de criatividade), chegando ao lugar chamado Quarto, onde os desejos todos poderiam ser satisfeitos, o impulso destes que foram guiados com tantos sacrifícios de todos, é de destruição e não de comunhão. 

O Stalker vai desabafar com a mulher, amargurado, que os dois perderam “o órgão da fé”, são pessoas de alma vazia e lamenta que não vai convencer mais ninguém a percorrer os tortuosos caminhos até o Quarto, mesmo com o privilégio anunciado de  materializar desejos. 

Mas o filme, ao final, ainda nos reserva uma sequência bastante simples de magia, mas bastante significativa, envolvendo a filha do casal, o Stalker e sua mulher, que tem problemas nas pernas depois que caiu o meteorito deflagrador de tudo. 

Numa mesa, com o olhar perdido, numa sequência bem lenta, com o “tempo sendo esculpindo”, ela vai movimentar copos. 

Aqui soa como uma epifania. Os efeitos especiais são bem simples, mas os significados metafísicos são fortes e belíssimos. Em filmes de Bergman, sequência assim não faria sentido. 

E isto, não é nenhum demérito a Bergman, cineasta de quem mais gosto, disparado. É uma questão de diferenças fortes de visão de mundo. 

Os efeitos especiais são os mais singelos, mas é tudo emocionalmente bem forte, suplantando muitas coisas que se vê nas telas hoje, que se faz com computação hoje, no que provoca no espectador, dado que é decorrência de muito do que se viu antes. 

A criança com sua cinestesia representa o mágico da vida que se quer rejeitar. 

Os personagens, que tem visões de mundo bem distintas da massa, como o guia Stalker, o pintor de ícones medievais Andrei Rublev e o psicólogo astronauta Kevin modificado pelas experiências com o planeta Solaris, podem ser tidos como alter egos de Tarkovskvi.  
Alter egos de Bergman são de outras falanges. 

Andrei Roublev por ter matado um homem (mesmo que tenha sido para defender uma mulher de estupro), tendo presenciado horrores na vida, principalmente os praticados por invasão de tártaros ateus, não se permite mais criar seus ícones religiosos. 
  
Andrei Roublev foi um cristão que sofreu bastante sob o poder vigente e da Igreja Ortodoxa. Pode-se fazer uma aproximação com Fiódor Dostoiévski: ambos podem ser tidos como cristões torturados, segundo desenvolve Virginio Santa Rosa em “Dostoievski, um Cristão Torturado” (1980).

É o encontro de Andrei com um jovem, Boriska, filho de um fabricante de sinos que morreu, que fabrica também, depois de muitas dificuldades, um sino para uma comunidade, com visita de poderosos que não lhe dão valor, um jovem que não recebeu ensinamentos do pai ( o que ele acaba confessando, dolorosamente), é este caldo de emoções humanas, que fará o monge mudar de ideia e voltar a construir suas pinturas sagradas icônicas. 

O filme que até então era em preto e branco deslumbrante, passa a um maravilhoso colorido, apresentando obras da vida de Andrei Rublev mesmo, em momentos de grande epifania cinematográfica. 

“O epílogo é a única parte do filme em cores e mostra detalhes de vários anos, mas ainda vibrantes, de vários ícones reais de Andrei Rublev. Os ícones são mostrados na seguinte ordem: Cristo Entronado, Doze Apóstolos, Anunciação, Doze Apóstolos, Jesus entrando em Jerusalém, Nascimento de Cristo, Cristo Entronado, Transfiguração de Jesus, Ressurreição de Lázaro, Anunciação, Ressurreição de Lázaro, Nascimento de Cristo Trindade, Arcanjo Miguel, Paulo Apóstolo, Redentor. A cena final cai em cruzada dos ícones e mostra quatro cavalos de pé junto a um rio na chuva”- Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Andrey_Rublev 

Como amostras de obras de Andrei Rublev veja : https://br.pinterest.com/pinturadoauwe/andrei-rublev-e-suas-pinturas-~-bizantino/
Andrei Rublev e suas pinturas ~ Bizantino

Outras pinturas: encurtador.com.br/pwFV3

“Andrei Roublev” conforme diz um colaborador nos extras do DVD, está em grandeza para a História do Cinema, assim como os romances de Dostoiévski e Tolstói estão para a História da Literatura. 

Os extremos se tocam. 

Eis o que nos informa extrato do Wikipédia: 

“Ao retornar da expedição em 1954, Tarkovski começou a estudar no conceituado Instituto Estadual de Cinematografia VGIK no curso de direção de cinema. Ele estava na mesma classe de Irma Raush com quem se casou em abril de 1957.
No início da era Khrushchov, fora oferecido oportunidades únicas para jovens cineastas. Antes de 1953, a produção anual de cinema tivera sido baixa e a maioria dos filmes foram dirigidos por diretores veteranos. Depois de 1953, a produção de filmes aumentou e os jovens diretores ganharam espaço. Khrushchov aliviou as restrições sociais soviéticas e permitiu um pequeno fluxo de literatura, filmes e música europeia e norte-americana para dentro da URSS. Isto permitiu que Tarkovski visse filmes como do Neo-Realismo italiano, Nouvelle Vague francesa, e de diretores como Kurosawa, Buñuel, Bergman, Bresson, Andrzej Wajda (cujo filme Cinzas e Diamantes foi de grande influência para Tarkovski) e Mizoguchi.” – Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Andrei_Tarkovski

Assim como a extrema direita hoje no Brasil, no poder, capitaneada por Jair Bolsonaro, destruiu o Ministério da Cultura, cortou patrocínios históricos, ameaça a existência de Festivais fundamentais como o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro para 2019, paralisou a Ancine, quer levá-la do Rio de Janeiro para Brasília e outros sacos de maldades, quer até controlar descaradamente o conteúdo dos filmes, tendo que ser obras “que não abalem a família brasileira” (sic) (se não puder fazer isto, Bolsonaro ameaça acabar com a Ancine, diz descaradamente), ..................... durante o stalinismo, de extrema esquerda, a Cultura como lemos no trecho selecionado, era bastante controlada, sendo que somente a partir da era Khrushchov veio à tona o que de melhor havia sido feito de Cinema e Literatura no Ocidente, tanto quanto os  crimes cometidos por Stálin, matando muita gente em processos de coletivização forçada e com seus expurgos. Vide capítulo 2, itens 19 e 20, para detalhes.  

Até mesmo intelectuais como Jean Paul Sartre se recusaram a acreditar no Relatório Khrushchov sobre os crimes de Stálin. Já Albert Camus logo saiu do Partido Comunista Francês e teve que romper sua amizade de anos com Sartre. 

No Brasil de hoje ainda temos pessoas de esquerda que acreditam nas “boas intenções” do regime chavista de Maduro e na revolução cubana castrista. 

Guilherme Boulos, enquanto candidato à presidência em 2018 pelo PSOL, reiterou numa entrevista à Jovem Pan ( para um historiador/jornalista Marco Antonio Villa, que ficou estarrecido e repetiu a pergunta), que considerava tanto Cuba como Venezuela, países com regime democrático. 

Tanto um Bolsonaro quanto um Stálin sentem seus poderes ameaçados por Cultura, por um povo que aprenda a pensar por sua própria cabeça. Daí todo dirigismo que querem ter. 

Sob o stalinismo não se tinha um Estado Laico, mas sim um compulsoriamente ateísta. 

Tanto Andrei Tarkovski, como o ainda mais perseguido Serguei Paradjanov- Vide item 21 do Capítulo 2 (de “A Cor da Romã” (1968), dentre outros grandes filmes ), ainda mais por ser homossexual, com suas obras, se insurgiam contra este estado das coisas. 












Daí terem sido bastante perseguidos, com filmes proscritos e muitas dificuldades para realizar suas obras. 

Mas estas estigmatizações extrapolavam a questão religiosa. O que autoridades não suportavam era liberdade criativa total que estes cineastas almejavam, fora de qualquer cânone do realismo socialista.
  
Fidel Castro também impôs um estado ateísta. Até mesmo a Santeria (o Candomblé cubano) foi marginalizado, com cerimônias sendo realizadas de forma secreta durante anos. Não sei a situação hoje. 

No filme cubano “Numa Escola em Havana” ( 2014) de  Ernesto Daranas Serrano, a professora negra Carmela ( Aline Rodrigues ) que já está tendo grandes problemas com a direção e o conselho de classe, por dar atenções especiais, procurando entender as causas do menino problema Chala ( Armando Valles Freire ), cai de vez em desgraça e é aposentada, por defender o direito de uma aluna colocar num quadro um santo cristão. 

Ela comenta que entende bem este desrespeito, pois também é desrespeitada em sua ancestralidade. 

O filme desmonta mitos sobre ausência de racismo e qualidade de ensino na ilha, assim como de tolerância.

Cheguei a ler entrevista com um escritor negro cubano exilado, que não pode voltar a Cuba sem problemas.

Nela, ele confirmava tudo o que nos mostra “Numa Escola de Havana” e afirma categoricamente que os negros sofreram  preconceito sob Fidel. 





  
Mas voltemos à arte, que mais do que nunca se mostra um bálsamo para a alma, mesmo com temáticas fortes e complexas,  ou justamente por isto mesmo, por  poder abordar com bastante poesia. 

Mimetização pura e simples da realidade, não é arte. Deve haver alguma forma de transcendência. 

No cinema americano temos o caso do genial Terrence Malick, um cineasta deísta, também afeito a questões metafísicas e com uma criação de um universo áudio- visual único, autoral, onde o auge de criatividade até agora está na grande obra-prima, premiada com a Palma de  Ouro em Cannes, “A Árvore da Vida”(2011).









Em três tempos paralelos temos contadas a história do universo a partir do Big Bang ( da formação dos primeiros seres vivos, passando pelos dinossauros etc );  de uma família, os O’Brien, Brad Pitt ( brilhante) e Jessica Chastain ( comovente em sua dor e certa inocência),  que perdeu um filho, sendo o pai bastante autoritário, gerando conflitos, em especial com o pequeno Jack que chega a pedir aos céus a morte do pai e enfim, no presente, o filho Jack adulto ( Sean Penn), que se desentendeu bastante com o pai e está bastante deslocado no mundo, sendo um arquiteto,  imerso em ambientes modernos bastante opressivos, bem distante do contato com a natureza na infância, que se sente culpado dos sentimentos bastante negativos que nutria pelo pai e de uma relação que tornou-se fria e distanciada.  
  
Um portal irá se abrir e, numa sequência das mais deslumbrantes do filme e do Cinema, Jack vai encontrar e se reconciliar com os pais, junto aos irmãos, incluindo o que tinha morrido e até consigo mesmo pequeno, que é visto enquanto garoto. 






Ouso afirmar que Jack seria o alter ego de Terrence Malick neste filme preparado por décadas. 

O filme pode desconcertar muito os espectadores, pois embora seja claramente obra de um diretor deísta, ele aponta para várias religiões, mas não fecha com nenhuma.

Malick não nega o Big Bang, a evolução das espécies, mas como excelente professor de filosofia que também foi, sabe que isto tudo é apenas uma face da moeda. Existe um princípio organizador para isto tudo. Chamemos para simplificar, de Deus, nos diz. 

É bom lembrar que se Cabala quer dizer Árvore da Vida, ela não comparece somente na religião judaica e sim também em várias outras. 

E ainda há os judeus cabalistas (como o rabino pop Nilton Bonder), que acreditam em reencarnações, e os não cabalistas, que não creem nestas voltas. 
















Minha trajetória de vida, caminhando do niilismo ao deísmo, se explica por várias leituras, filmes, peças e muitas experiências vividas, principalmente com o candomblé.

Explicar satisfatoriamente tudo isto, escapa ao escopo de uma postagem.

Adianto, entretanto, que algo que poderia ter desenvolvido foi mediunidade de escrita, mas fiz outras opções, pois teria de me dedicar muito, não me vi com a  vocação e devoção de uma pessoa admirável como Chico Xavier, que com os ensinamentos recebidos de Allan Kardec ( que também os recebeu, decodificando a doutrina  Espirita), psicografias dos espíritos André Luís e Emmanuel, dentre outros, escreveu uma quantidade fabulosa e espantosa de livros, além dos trabalhos sociais que fazia e das cartas psicografadas que trazia para famílias, com processos de elaboração de luto, principalmente. 

Tudo isto, vivendo uma vida bem simples, aprendendo a viver com o que se precisava, conforme gostava de dizer. Um charlatão ( e estes existem, não tenham dúvidas ) poderia ter ficado milionário. 

Sobre estes temas religiosos que me mobilizam, vejam os filmes com links no capítulo 3, disponíveis integralmente no Youtube. 

A presença de "Nise: O Coração da Loucura" (2015) de Roberto Berliner correlaciona-se ao fato de haver mandalas do Inconsciente Coletivo de Yung em grande evidência ( o que o aproximou bastante do trabalho de Nise ); à questão de que podemos enxergar os orixás do Candomblé como fazendo parte de um Inconsciente Coletivo  e contando-se ainda com o caso de que dentre os terapeutas mais conhecidos e influentes, o que mais se aproximou das questões religiosas, em termos de estudo, foi Yung.   

“A Árvore da Vida” assisti nos Cinemas três vezes e ainda o reverei em DVD em casa. 

Já os três de Tarkovski, antes vistos na tela grande, agora revistos em DVD, apresentaram muitas surpresas, sinal da riqueza de significados que estas obras propõem.

“Andrei Rublev” revi em DVD da excelente coleção da Folha “Grandes Diretores de Cinema” de 2018/2019, acompanhado de textos pequenos, mas potentes e um excelente trabalho gráfico. 

“Solaris” revi em DVD da DVD Vídeo, com matriz restaurada em 2015, licenciada pelo Mosfilm para distribuição em DVD no Brasil por CPC-Umes . 

Já “Stalker” assisti em DVD da Continental Home Vídeo, pois não houve remasterização, na comemoração da efeméride 100 anos de Revolução Russa de 1917, como aconteceu com “Solaris”.  

 Ver um filme em DVD nos possibilita um exercício intelectual e emocional que nos lembra a relação com um livro, quando podemos rever, ir e voltar, o que quiser, em qualquer tempo. 

Mas adoraria poder rever estas quatro grandes obras primas no Cinema, que é onde se mostram mais em sua grandeza. 

2- Links Associados

1- https://pt.wikipedia.org/wiki/Andrei_Tarkovski
Andrei Tarkovski – Wikipédia  

2- https://www.youtube.com/watch?v=VkCeEYuMyOY
Andrei Rublev - Andrei Tarkovsky 1966 HD - Legendado PT-BR 1080p (english subtitles added)

3- https://pt.wikipedia.org/wiki/Andrey_Rublev
Andrey Rublev- Wikipédia (Vale muito a pena ler, um texto alentado, para entender bem os percalços do filme, até ser considerado hoje um dos grandes filmes da História do Cinema) 

4- https://www.planocritico.com/critica-andrei-rublev/
Crítica | Andrei Rublev por Luiz Santiago em 27 de março de 2013 @planocritico

5-  https://www.youtube.com/watch?v=22kfl_P6-nM
Solaris - Andrei Tarkovsky 1972 HD - Legendado PT-BR 1080p 

6- https://pt.wikipedia.org/wiki/Solaris_(1972)
Solaris – Wikipédia 

7- https://revistacult.uol.com.br/home/solares-antes-e-depois-do-tarkovski/
Solaris, antes e depois do Tarkovski
Olga Kempinska 14 de junho de 2017- Revista Cult 

8-https://alias.estadao.com.br/noticias/geral,solaris-ganha-versao-em-blu-ray-e-reedicao-em-livro,70001660152
'Solaris' ganha versão em Blu-Ray e reedição em livro
Enigmático, clássico da ficção científica escrito pelo polonês Stanislaw Lem já foi adaptado para o cinema duas vezes       
Ronaldo Bressane, Colaboração para o Estado de S. Paulo
11 de fevereiro de 2017 | 16h00

9-  https://www.youtube.com/watch?v=x3OaTctu0KE
Stalker - Andrei Tarkovsky 1979 HD - Legendado PT-BR 1080p

10- https://pt.wikipedia.org/wiki/Stalker
Stalker- Wikipédia 

11- https://alias.estadao.com.br/noticias/geral,a-religiosidade-de-andrei-tarkovski-em-stalker,70002088061
A religiosidade de Andrei Tarkovski em 'Stalker'

12-  https://revistacult.uol.com.br/home/o-stalker-de-tarkovski/
O Stalker, de Tarkovski
Ekaterina Vólkova Américo e Edelcio Américo 14 de junho de 2017- Revista Cult 

13- https://alias.estadao.com.br/noticias/geral,a-religiosidade-de-andrei-tarkovski-em-stalker,70002088061
A religiosidade de Andrei Tarkovski em 'Stalker'
Filme clássico da ficção científica era repleto de simbologia cristã e refletia fé do diretor       
Antonio Gonçalves Filho, O Estado de S.Paulo
18 de novembro de 2017 

14- https://pt.wikipedia.org/wiki/Terrence_Malick
Terrence Malick – Wikipédia 

15- https://pt.wikipedia.org/wiki/A_%C3%81rvore_da_Vida_(2011)
“A Árvore da Vida” – Wikipédia 

16- http://www.adorocinema.com/filmes/filme-132244/
"A Árvore da Vida" - Sinopse – Trailer- Créditos – Crítica AdoroCinema de Lucas Salgado 
Sinopse (Mas a rigor, esta expressa pouco da grandiosidade e singularidade do filme- Nelson )
Os O'Brien (Brad Pitt e Jessica Chastain) tiveram três filhos, criados com grande rigidez pelo pai. O mais velho deles, Jack (Sean Penn), sempre teve atritos com o pai, em parte por reconhecer em si mesmo um pouco dele. Além disto, já adulto, Jack enfrenta um forte sentimento de culpa devido à morte de seu irmão.

17- https://www.papodecinema.com.br/filmes/a-arvore-da-vida/
A Árvore da Vida – Papo de Cinema – Crítica de Robledo Milani
  
18- https://bastidoores.wordpress.com/2011/08/25/critica-a-arvore-da-vida/  
Bastidores – Aqui a crítica acontece
As melhores críticas reunidas em um só lugar
Publicado em 25/08/2011 por Matheus Fragata
Crítica: “A Árvore da Vida” (Um trabalho alentado que vale muito a pena ler) 

19- https://www.esquerdadiario.com.br/Ha-61-anos-Khrushchov-comprovava-ao-mundo-os-crimes-cometidos-por-Stalin
Há 61 anos, Khrushchov comprovava ao mundo os crimes cometidos por Stálin
Leonardo Cechin
terça-feira 14 de fevereiro de 2017| Edição do dia

20- https://pt.wikipedia.org/wiki/Assassinatos_em_massa_sob_regimes_comunistas
Assassinatos em massa sob regimes comunistas

21- https://pt.wikipedia.org/wiki/Sergei_Parajanov
Serguei Paradjanov – Wikipédia

3- Filmes adicionais que, ao seu modo, tratam de transcendência pela religiosidade. 

1- https://www.youtube.com/watch?v=HtLJG7ZQkHI 
“Tenda dos Milagres” (1977) de Nelson Pereira dos Santos- Filme Completo 

2- https://www.youtube.com/watch?v=hfT6HBa-9dE
“Chico Xavier” (2010) de Daniel Filho- Filme Completo 

3- https://www.youtube.com/watch?v=aIKYFT75vbc
“As Cartas Psicografadas de Chico Xavier”, Documentário de Cristiana Grumbach- Filme Completo em HD (parte 1 e 2- 2010)

4- https://www.youtube.com/watch?v=5l7afy2e-8A
“Nise- O Coração da Loucura” (2015) de Roberto Berliner -Filme Completo em HD. 

5- https://www.youtube.com/watch?v=ZWhu22aDzos
“Baraka” (1992) de Ron Fricke
Terapeutas de Chile
Documental filmado en 24 países que narra, en términos eminentemente visuales, aurales y musicales, la evolución de la Tierra y de la Humanidad, al mismo tiempo que señala las formas en que el ser humano se ha relacionado con su medio ambiente. La aparente fragilidad de la vida humana es contrastada con la grandeza de sus obras, al mismo tiempo que se subraya la desigual relación entre hombre y naturaleza. En medio de estos contrastes, la espiritualidad de la humanidad surge como el elemento más importante que la distingue de otras especies. En pequeños fragmentos muestra religiones, tribus, culturas enteras, lo que la hace interesante.
http://www.terapeutasdechile.cl/

Fuente: Wikipedia




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