domingo, 6 de agosto de 2017

Modesto Tributo à Grandeza de Luiz Melodia


I – Passeando por Letras, Melodias, Cantos e Encantos

Luiz Melodia é um dos grandes artistas da MPB, não tenho dúvida e muitos também. Gosto de manter o tempo presente nestas condições, pois a obra de pessoas assim estão sempre nos interessando, instigando etc e ao nosso alcance, senão em formato físico (algo do qual não abro mão) ou em plataformas como o Youtube.  ( Continua em Mais Informações à esquerda)




Mas além de suas inusitadas e desconcertantes composições, célebres em interpretações de Maria Bethânia, Gal Costa, Zezé Motta, Jards Macalé, Cássia Eller, Zeca Pagodinho, Elza Soares ( estas  três últimas juntas com Melodia) etc temos  também aqui um imenso e bastante singular cantor.

Nesta seara do canto, ao meu ver/ouvir, o melhor que temos atualmente, em atividade, bastante profícuo, é Renato Braz. Lembremos que João Gilberto pelo jeito se retirou da cena artística e que Milton Nascimento, é triste escrever, está hoje longe de ter a voz privilegiada, metálica e forte que tinha.

Mas mesmo Renato tem momentos que nos remete a Djavan e ao próprio Milton. Claro, que isto em nada o diminui como cantor maior da MPB de hoje. 

Num fenômeno análogo ao de Jorge Benjor, Luiz Melodia tem composições e canto que não nos remete a absolutamente ninguém. Podemos dizer então que, assim como acontece com Benjor, em suas músicas e no ato de cantar, Luiz Melodia compõe e canta em Luiz Melodia.

Neste sentido são artistas da falange de Clarice Lispector, “que escreve em Clarice”, conforme ressaltou o crítico, cronista (como gosta de ser chamado) e professor de Literatura, José Castello.

O trabalho de Luiz Melodia quando emergiu no cenário musical brasileiro, além de fascinante, foi desafiador, causando estranhezas, de tal modo que até mesmo um crítico e pesquisador musical da MPB tão conceituado, como Sérgio Cabral (  pai ), escreveu que o artista não sabia compor letras. Uma visão que deve ter revisto depois.

O fato é que Melodia tem letras com poesia e versos que são cintilantes, mas é com a melodia que o conjunto se mostra em toda sua pujança, ainda mais amalgamado com a voz do cantor, seu suingue, seu jazz, seu blues, aliciantes.

Isto também acontece com muitas letras de Djavan ( “djavaneando" o que há de bom, conforme canta Caetano em retribuição a "caetaneando" em "Sina"), que crescem bastante mesmo é com a melodia e o jeito do artista escandir seus versos. Mas Djavan tem letras como “Faltando Um Pedaço”, “Meu Bem Querer” , “Oceano” etc  que são poemas acabados, que podem prescindir da música, sendo fruídos por si mesmos. 

Algo desta ordem, letras enquanto poemas, lemos em Melodia como em "Dores de Amores", "Estácio, Holly Estácio", "Fadas", "Pérola Negra", "Sonho Real", dentre outras que podem ser pinçadas, com destaque em "Zerima".  

Luiz Melodia participou em duetos com vários artistas em trabalhos próprios destes como Céu, Angela Ro Ro, Ana Carolina etc. Já há um DVD “Luiz Melodia Convida” ( 2002). Mas novos encontros coletados (assim como já foi feito até com Renato Russo em duetos insuspeitados) seriam muito bem-vindos. 

O último CD de Melodia, “Zerima”, mesmo estando longe de nos oferecer platitudes e sinais de autoajuda, tem uma leveza, até mesmo para situações de abandono amoroso, que soa como um autêntico calmante para estes nossos tempos tão árduos.

Uma das músicas de Luiz Melodia, atestando sua grande versatilidade, de que mais gosto é “Fadas”, aqui em belíssimo arranjo em sua primeira gravação no LP/CD   “Mico de Circo”( 1978). 


Luiz Melodia - Fadas (1978)


Fadas
Luiz Melodia (intérprete)

Devo de ir fadas
Inseto voa em cego sem direção
Eu bem te vi nada
Ou fada borboleta ou fada canção
As ilusões fartas
Na fada com varinha virei condão
Rabo de pipa olho de vidro.
Um toque de sonhar sozinho
Te leva em qualquer direção
De flauta remo ou moinho
De passo a passo, passo... 

A morte de Luiz Melodia me deixou perplexo e bastante triste, como se fosse alguém da família, bem próximo.
Este texto e os que  a ele estão atrelados, procuram mitigar estes sentimentos, sendo uma tentativa de ficar menos perplexo.

 Assisti ao show de lançamento de "Zerima" no Circo Voador. Mas os sucessos de Melodia são tantos, que ele cantou bem poucas músicas do novo CD. As pessoas ficariam insatisfeitas se não o ouvirem cantar estes clássicos da MPB.    

Nelson-5/8/2017
*****************************************************
Matérias Selecionadas


Luiz Melodia: linguagem que uniu inovação formal e poder de comunicação.
Compositor bebeu em diversas tradições para criar canções de estilo singular


Leia também através desta  matéria, além de ouvir clássicos em vídeos:

1-a) Zélia Duncan: Bálsamo negro, lindo, ágil, profundo   (com Link)

1-  b)Zeca Baleiro: A argamassa do morro no grande bolo tropicalista ( com Link)

 
Análise: Melodia como esse não teremos mais
Cantor desafiou estereótipos, fez sucesso e passeou por estilos com voz sedutora e poética original 

Luiz Melodia subverteu o samba de forma primorosa.
Thales de Menezes

4- http://g1.globo.com/politica/blog/matheus-leitao/post/devo-de-ir-o-sol-nao-adivinha.html 

Devo de ir...o sol não adivinha
Míriam Leitão 

5-https://oglobo.globo.com/cultura/musica/o-estacio-de-luiz-melodia-jacas-no-pe-aulas-de-portugues-21675572

O Estácio de Luiz Melodia: jacas no pé e aulas de português 
Leonardo Lichote  


**************************************************

II- Álbuns Selecionados

1- Álbum de estreia de Luiz Melodia, considerado um dos melhores da História da MPB

Luiz Melodia – “Pérola Negra” (1973) Álbum Completo

2-)  Segundo álbum de Luiz Melodia, continuou surpreendendo e instigando muitas pessoas.Houve quem pensasse que depois de "Pérola Negra", viesse um trabalho que representasse um anticlímax. 

 Luiz Melodia – “Maravilhas Contemporâneas” (1976 ) Álbum Completo

3- Cantando muitos sambas de outros compositores, incluindo de seu pai Oswaldo Melodia, fica mais evidente o quanto Luiz Melodia é um grande cantor.

Luiz Melodia – “Estação Melodia ao Vivo” ( 2008) Álbum Completo

4-) "Zerima", último álbum, depois de anos, com inéditas. Algo ainda bastante jovem, pessoal, com marca inconfundível. 
A presença de Céu em "Dor de Carnaval", é simbólica do quanto é querido e amado por novas gerações de artistas. Aqui ela retribui a parceria com ele no CD "Vagarosa" em  "Vira-Lata".
Aqui neste CD temos "Do Coração do Homem Bom" ( Ricardo Augusto), um dos momentos mais elevados de Melodia com intérprete de outros artistas.   

Luiz Melodia- “Zerima” ( 2014 ) Álbum Completo

III- Gerais 


Veja imagens de Luiz Melodia entre família e amigos - de 1 a 27


Os artistas que reinterpretaram Luiz Melodia


As principais canções de Luiz Melodia


Nenhum comentário:

Postar um comentário