sexta-feira, 16 de junho de 2017

“White God”(2014)- Agruras dos Cães no Mundo Homem


                                         "White God" ( 2014)  de Kornél Mundruczó

Assisti em 22/2/ 2016 à pré-estreia de "White God" (“Deus Branco”) do húngaro Kornél Mundruczó no Espaço Itaú de Cinema- Botafogo.
Tive sorte em poder assistir em uma tela muito boa e com som de alta qualidade. 

( O Texto continua em 'Mais Informações' )
                                            


Mas o lançamento do filme no Circuito foi péssimo. Mataram uma obra que poderia ter sido um sucesso para os filmes mais alternativos.  Ainda mais que além do  boca a boca possível,  as críticas, de modo geral, foram muito boas e o filme ganhou o Principal Prêmio da Mostra Um Certo Olhar de Cannes de 2014.

http://www.papodecinema.com.br/noticias/cannes-2014-white-god-ganha-a-mostra-um-certo-olhar-e-tem-brasileiro-na-premiacao 

Além do Joia- Copacabana, onde estreou unicamente ( cinema pequeno para um filme de grande potência áudio visual, o filme na semana seguinte passou a ser exibido no impraticável horário de 14:00hs, na menor sala do complexo das salas do Estação Net, que é o Botafogo 2, onde teve passagem meteórica.

Mas o filme, lançado agora em DVD,  merece bastante ser conferido.


A premiação  de 2014 conduziu  Kornél Mundruczó a concorrer em Cannes 2017, na Mostra Competitiva Principal com  "Jupiter's Moon", um filme fantástico, como “White God”, sobre um jovem migrante ferido por tiros que descobre que tem um estranho poder de levitação.

Vide meus comentários mais abaixo, depois de Sinopse e Trailer Legendado.
Nelson
*****************************************
Sinopse
O filme mostra a história do cão de raça mista Hagen que se muda, junto com sua guardiã Lili e o pai dela. O pai recusa-se a pagar a multa do cão "híbrido", imposta pelo governo e acaba por abandonar o cão. Determinado a encontrar Lili novamente, o cachorro Hagen logo atrai um grande número de seguidores mestiços que começam uma revolta aparentemente organizada, contra os seus opressores humanos. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Deus_Branco

Trailer Legendado
 http://www.adorocinema.com/filmes/filme-228246/trailer-19547249/ 

**************************************************************
Há muito tempo que não assistia um filme de suspense, um thriller, um de terror, um fantástico, tão bem engendrado, virtuosístico, bastante original e ainda com momentos de pura poesia visual.

A qualidade do trabalho da menina/pré-adolescente Zsófia Psotta como Lili já nos impressiona. Mas o que dizer das incríveis e variadas expressões de estados de espírito diversos, dos movimentos do corpo, da interação com outros cachorros e pessoas do cão Hagen, aquele por quem ela tinha tanto afeto, perdeu e tenta encontrá-lo de qualquer maneira, desobedecendo várias vezes o pai e até os ditames da ordem social em que vive.

"White God" é uma parábola sobre um mundo distópico, onde os cães representam seres humanos tiranizados e só há uma saída: uma grande revolta. Podem representar também os imigrantes de uma Europa em crise ,tentando a todo custo evitar convulsões com ascensão de políticos bastante conservados, ameaça que a França escapou com a eleição de Macron, mas que ainda existe em outros países, como já se tem na Inglaterra com Theresa May na Inglaterra e Donald Trump nos EUA.

Nos letreiros finais vem a mensagem de que através de cuidadores e treinadores, nenhum animal foi maltratado. Isto é um alívio pois a autenticidade realista com que tudo é mostrado, sem efeitos digitais evidentes, é extraordinária.

Eis um filme que Alfred Hitchcock assinaria com prazer. O ataque dos cachorros lembra um tanto os ataques em "Os Pássaros". Só que em “White Dog”  há causas evidente. No clássico de Hitchcock não se sabe nada do porquê dos ataques.

Há no filme de Mundruczó uma referência visual a "E.T." de Steven Spielberg, mas numa chave bem irônica, pois aqui estamos longe da doçura deste filme americano. Há uma outra forte ao “O Flautista de Hamelin”, conto folclórico reescrito pela primeira vez pelos Irmãos Grimm.

Kornél Mundruczó, o diretor do filme, compõe Afghan, o sinistro e impiedoso treinador de cachorros para rinhas.

Mesmo agora, só disponível em DVD ou na Web, ressalto que que não perca por nada "White God". Ressalto com absoluta honestidade que podem não gostar do filme. Mas vocês nunca viram nada igual antes.

PS. O cartaz que escolhi depois de pronto este texto, já dá boa ideia de elementos importantes que escrevi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário