domingo, 18 de junho de 2017

Mãos Sujas na Lava-Jato Sob a Égide da Transparência do Mal



"Os Inocentes de Mãos Sujas" de Claude Chabrol


A gente precisa tomar muito cuidado ao se referir a Joesley&Fachin@Janot&Organizações Globo e afins, como que tramando um "golpe" contra Michel Temer. Este discurso é bem próximo ao que faziam em relação ao impeachment de Dilma, sendo que alguns ainda o fazem. incluindo antes e agora:  artistas, intelectuais, militantes e simpatizantes.

( Vide Continuação em 'Mais Informações' )







O fato do Ministro Herman Benjamin do TSE declarar que a chapa Dilma-Temer não poderia ser separada e que "Recuso o papel de coveiro de provas vivas. Posso até participar do velório, mas não carrego o caixão” remete muito bem, tanto aos podres da ex-presidente como aos do em exercício.
Mas isto ainda não convenceu muita gente, apegada ao seu cinismo ou cegueira ideológica, tendo o lulopetismo como uma religião com seus dogmas, degenerando em seus bandidos favoritos. Algo que não tenho de forma alguma. Se Aécio, Temer, Dilma, Lula, dentre outros, merecerem ficar mesmo atrás das grandes, devolvendo tudo que foi desviado aos cofres públicos, ficaria bastante contente, por saber que Justiça com políticos bem poderosos está sendo feita. Algo que será exemplar para se aplicar outros atos necessários da Justiça.

 “Amanhã” de Cyril Dion e Melanie Laurent é um documentário premiado com o Cesar, em exibição na Mostra Valirux 2017, em cartaz até quarta 21. Trata-se de pessoas em lugares especiais, mundo afora, onde se  pratica programas e colheitas alternativas, que se forem reproduzidos em muitos lugares, poderiam contribuir para evitar este clima de amanhã tão apocalíptico que vivemos hoje. E o que é realizado serve como motivação para que outras ideias importantes neste sentido surjam.
  
Pois bem, quando o assisti no Cine Odeon na quinta-feira passada, ao surgir Dilma em rápida aparição, junto a outros presidentes. tanto foi vaiada como aplaudida.... Contra todas as evidências, estando nós já em meados de junho de 2017, ainda há quem acredite em sua inocência ou vigora mesmo muita cegueira e cinismo.

Já temos várias grandes provas contra Temer, que o faz digno de renunciar ou ser processado, caindo, para respirarmos bastante e buscar soluções. O Brasil não pode continuar sangrando com um presidente tão rejeitado, desmoralizado e incompetente.

Mas por ora, a não ser que fatos fortes e de certa forma imprevisíveis ocorram,  prefiro eleições indiretas para se ter um mandato tampão até as eleições de 2018. “Diretas Já” acho perigoso com o quadro político que temos e as mudanças que teriam que ser feitas com emendas à   Constituição, o tempo necessário para implementação e enquanto isto, repito, o Brasil vai sangrando cada vez mais, pois Política e Economia estão sempre interligados.

Meirelles e equipe não podem viver numa bolha, mesmo porque, ao meu ver, não existe Ciências Econômicas, mas sim Políticas Econômicas.

As gravações (não importa quantas vezes foram tentadas) deixam claro que Joesley fala em pagamentos a Cunha e Temer diz algo deste teor: "Isto tem que continuar, hein". Isto, dentre outros delitos que Joesley comenta.

E um presidente não pode receber alguém pelas onze da noite, através de uma garagem, ouvir barbaridades e ficar calado. Toda visita tem que ficar registrada, com entrada e saída. Temer ao amanhecer ou na madrugada mesmo, teria de ter denunciado logo Joesley, pelo que este confessou. Não o fez, atestando cumplicidade. Precisaram surgir as gravações para conhecermos esta barbaridade.

Temer indicou Alexandre de Moraes no STF e foi justamente este que pediu vistas ao processo de fim do foro privilegiado e apesar de quatro  membros do Supremo, como que um protesto velado, declararem na hora, seus votos a favor. Pelo que eu saiba, este tema ainda está parado. Alexandre chegou a comentar que esta lei é inócua, se referindo a equivocadas estatísticas.

Ignorância deliberada? Só o fato de Temer ter dado Ministério para imunidade a Moreira Franco e logo, num espaço bem curto de tempo, dar um jeito de voltar  a este foro privilegiado, é um eloquente sinal do que a burrice e cinismo de Alexandre não quer enxergar.

Foi dado um jeito para que a cassação ou não da chapa Temer-Dilma pelo TSE demorasse mais a ter seu julgamento. Foi o suficiente para Temer colocar dois ministros amigos no TSE, para votar contra a cassação, resultando no vergonhoso e aviltante 4 a 3, um tapa na cara dos brasileiros que clamam pelo fim da corrupção, em todos os seus escalões.

Temer maquiavelicamente trocou o Ministro da Justiça para ter alguém mais afinado com ele (e não com o país...). Não seria, apesar das negativas, para blindar mais o governo contra a PF, Sérgio Moro e a Lava-Jato?  Algo que junto à iniciativa de políticos de quase todos os partidos, incluídos todos os graúdos e cacifes, pode fazer a Lava-Jato naufragar e se igualar com o melancólico fim da operação Mãos Limpas na Itália. A primeira entrevista do novo Ministro da Justiça, conforme ressaltou Ricardo Noblat, foi dada num tom bastante antipático.

Tudo isto reforça a imperiosa necessidade de darmos o maior apoio a Sérgio Moro, outros juízes, à PF e a todas as Operações como a Lava-Jato, a Calicute em São Paulo etc, incluindo voltar às ruas, em massa, se  necessário, algo que está se tornando cada vez mais premente.

De início Temer pediu estrategicamente que levasse mais tempo para responder às mais de 80 perguntas formuladas pela PF. Uma vez já julgado favoravelmente a ele não se cassar a chapa pelo TSE, ele devolveu as questões todas à PF, alegando que elas infligiam a sua privacidade. Nenhuma reposta? Mais uma evidência de possíveis ilícitos.

Há ainda a história muito bem filmada do escândalo que Rocha Louros, antes bastante chegado a Temer,  protagonizou , “passeando”  com uma mala com 500 mil reais. Para quem, como e aonde? Ele teve que devolver o dinheiro.

*****************************************************
 (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/rocha-loures-entrega-mala-de-r-500-mil-na-sede-da-pf-em-sao-paulo.ghtml- Rocha Loures entrega mala de R$ 500 mil na sede da PF em São Paulo

Deputado afastado é apontado como intermediário de Temer para assuntos do grupo J&F. O deputado afastado enviou um documento ao STF no qual afirma, porém, apenas parte do dinheiro: R$ 465 mil.)

( O restante foi depositado mais tarde. Mas porque foi feito este desfalque? As notas foram as mesmas que tinham desaparecidas ?- Nelson)
****************************************************
Agora estão surgindo denúncias relativas a investimentos estranhos, alguns com dinheiro vivo, com envolvimento de Temer, para familiares. Vamos acompanhar bem estes desdobramentos para conhecermos a verdade.

Temer “comprou” o silêncio/apoio  de governadores e servidores, com “sacos de bondade”, com nosso dinheiro, via BNDES, ameaçando o teto de gastos já estabelecido.  E outras “bondades” podem surgir, como o famoso toma lá, dá cá”.

Agora fica mais claro o porquê Maria Sílvia saiu deste banco tão vital para a Economia Brasileira. As grandes pressões não vinham só de pessoas do próprio BNDES, incomodadas com devassas que ocorrerão quando se abrir a Caixa Preta dos usos e abusos da era lulopetista, algo que promete ser mais terrível e lesivo aos cidadãos do que o Mensalão e o Petrolão.

Estas grandes pressões eram também externas, incluindo também de grandes empresários que a pressionavam para que ela abandonasse  o conceito mesmo de BNDES, que é Banco Nacional de Desenvolvimento e Social. Nada de empréstimos camaradas a grandes empresas, como  foi para as chamadas campeões ( mui amigas...) da era  lulopetista, caso da  JBS que foi anabolizada e passou a ser a maior exportadora de proteína no mundo); ao grupo de Eike Batista; à Odebrecht para fazer o Porto de Mariel em Cuba, e ao que tudo consta, devendo ser bem investigado, em obras na África, em países bolivarianos etc etc etc.

Tudo isto acompanhado de maquiagens fiscais, segundo a economista Miriam Leitão e o que se viu nas acusações de Janaína Paschoal e dos juristas Miguel Reale  e Hélio Bicudo, durante todo o processo de impeachment de Dilma.

E como são incríveis os vexames sucessivos em relação ao MinC. Um jornalista comentou, não sem razão, que este parece um vaso chinês que Temer gostaria de se livrar. João Batista de Andrade, agora demissionário, como foi com toda razão Roberto Freire e Marcelo Calero, disse que indicaram, passando por cima dele, o novo presidente da Ancine, que não era quem ele realmente queria, havendo um acordo quebrado. Declarou também que a verba destinada ao Minc em 2017 mal dará para pagar funcionários.
 
A história da viagem pelo jatinho da JBS pela família de Temer e que este cinicamente disse não saber de quem era, já provada, mostra que o presidente de longa data já mantinha relações mais íntimas com Joesley.

Recentemente temos a não saída do PSDB da base aliada. Assim temos mais uma vez, o indecente “toma lá, dá cá”. Aécio teria uma boa bancada do PMDB para não ser cassado, preso e Alckmin contaria com o PMDB para realizar seu obsessivo sonho de ser presidente do país, algo que a falta de carisma e o fato de ser um fenômeno político exclusivamente paulista, não deve vingar, se considerarmos os eleitores do Brasil como um todo.

Surgiu recentemente poderes dados ao Banco Central sobre acordos de leniência, com mentidos e desmentidos, que prejudicariam a PGR. A acompanhar.

Agora nos vem a notícia de que José Sarney ( saindo de um sarcófago), junto a Renan, Serraglio e Gilmar ( este que foi "coveiro de provas vivas"), estão ajudando Temer na escolha de uma pessoa para ocupar o lugar de Janot na PGR, pois este sai em setembro. Da série "perguntar não ofende": Dá para acreditar, por este viés, com gente implicada na Lava-Jato etc, que vem coisa boa por aí, que não haja premeditado "aparelhamento" para desejadas blindagens?

Ainda poderia escrever muito mais, como o açodamento para que o Congresso apoie logo as medidas de mudança das Leis Trabalhistas, algo que não pode ser feito de afogadilho. Tem que ser bem ainda bem discutida, pois conforme alertou um economista em O Globo, mesmo sendo favorável à reforma, há elementos que podem ser autênticos tiros no pé.

Mas “mais perigoso mafioso”, segundo a “Época” desta semana, com entrevista exclusiva de Joesley Batista, soa como evidente exagero. Mas alguém como Temer, que ainda está como presidente, com toda esta sujeira e desconfianças levantadas, com tantos implicados na Lava-Jato como é seu núcleo “duro” afinado, forma um conjunto também muito perigoso.

A poeta Adélia Prado, vindo de Itabira, numa histórica entrevista ao Roda-Viva, no início de 2014, antes de conhecer o Petrolão, o Estelionato Eleitoral,  Sérgio Moro e a Operação Lava-jato, o processo de impeachment, as provas  contra e as mentiras mais cabais de Lula, Dilma e agora o que se revelam sobre Aécio e Temer ( além de todos os outros investigados)..... desafinou  o coro de contentes artistas, intelectuais e afins, que estavam bastante calados e surgiram depois com o discurso do “golpe”.

Ela já nos falava que vivíamos a Transparência do Mal, segundo conceito do sociólogo  e filósofo francês Jean Baudrillard. Tudo se via com clareza. Só não via quem não queria pelas mais variadas razões. Como acontece atualmente.

Outros artistas, dentre os que sei, que comungavam com as ideias de Adélia e merecem ser lembrados: Ney Matogrosso ( ele desnorteou um entrevistador português que comprara a ideia do “Brasil maravilha de Lula”), Malvino Salvador, Ari Fontoura, Irene Ravache ( tem também excelente entrevista num Roda-Viva),  Juliano Cazarré , Beatriz Segall, Regina Duarte, Nathalia Thinberg, Rosa Maria Murtinho, Bárbara Paz, José Padilha. Segundo Coluna de Ancelmo Gois,

Fernanda Montenegro declarou que sempre votou no PT, mas passou a perder a estima depois do encontro entre Lula e Maluf para reforçar a candidatura de Fernando Haddad para prefeitura de São Paulo Este venceu, mas sua popularidade caiu tanto que foi eleito para seu sucessor, alguém que se arvora ser um político completamente diferente do que conhecemos, que é João Dória. Por polêmicos atos tomados autoritariamente e já querendo pular etapas e ser o candidato do PSDB em 2018 para a presidência, mostrando grande ambição, constatamos que de moderno mesmo tem pouco a nos oferecer.

Lenine, num programa de rádio, disse que conhecia bastante bastidores de políticos eme Brasília. Não confiava em nada do que viu ( e isto poucos meses antes da bomba-relógio Joesley/JBS), Mas o PT e Lula, em quem sempre acreditou e votou, simplesmente passaram a fazer o que sempre criticaram, ou seja, se meteram em grandes esquemas de corrupção.  O que veio para fazer diferença, não fez nada disto. Para Lenine, até alterado, isto é IMPERDOÁVEL!

Esta atitude bastante digna e sincera de Lenine seria muio boa se artistas, intelectuais etc tomassem. Mas e o orgulho, cegueira ideológica ou até meso o  cinismo, o que não podem operar?

Em resumo, não havia, nem há necessidade de bom aparato intelectual, que devíamos ou devamos ter, para saber do muito do que está acontecendo em termos de corrupção, das mentiras das mais descaradas, como aconteceu no julgamento do TSE, com três exceções, que foram o relator Benjamin, os Ministros do Supremo Fucks e Rosa Weber.

Estamos em pleno reino da Transparência do Mal,  muito mais ampliado desde fala de Adélia,  tendo narrativas alternativas como desconversas e a dita era da pós verdade, que no fundo é uma grande mentira.

A guisa de complementação, apresentando também algumas dissidências, vale a pena ler o texto sempre muito bem escrito, antenado e afiado de Fernando Gabeira:

http://gabeira.com.br/hora-de-desligar-aparelhos/ 

Hora de Desligar Aparelhos
Fernando Gabeira

(O seu trabalho seria desenvolvido num período eleitoral. A experiência mostra que nesses períodos a sociedade tem um peso maior sobre as decisões do Congresso.
Isso completa a visão de que não há estabilidade à vista, mas uma rota de turbulência. A escolha portanto é voar para frente ou para trás. Desligar ou não os aparelhos do velho e agonizante sistema politico partidário, ancorado na corrupção.

A ausência das manifestações de rua não significa que a sociedade perdeu o interesse. Pelo contrário, o impacto de espetáculos como o do TSE tem um longo alcance. É muito provável que, num momento em que achar necessário, vá comparecer com a célebre voz da rua. Se tudo o que aconteceu passar em branco, corremos o risco de nos transformar numa nação de zumbis. Com a exceção de praxe: os índios isolados da Amazônia.

Artigo publicado no Segundo Caderno do Globo em 18/06/2017 )

*****************************************************
Uma postagem de Ricardo Noblat, agora em 19/6/2017,  em seu Blog ( Blog do Noblat) é um excelente complemento ao já escrito antes. ( https://www.facebook.com/BlogdoNoblatOGlobo/?fref=ts )

Cabeça a prêmio, por Ricardo Noblat

(...) A absolvição por excesso de provas da chapa Dilma-Temer provocou a sensação inicial de que o governo estava perto de poder respirar sem a ajuda de aparelhos.
O que Batista contou à revista ÉPOCA, depois de mais um longo depoimento prestado à Lava Jato, pulverizou a sensação.

Leia a íntegra no blog: https://goo.gl/6UEQnu




Nenhum comentário:

Postar um comentário